Finart

Festival Internacional de Arte

FESTIVAL COLABORATIVO

Acesse nosso arquivo:
Finart 2017
Finart 2018
Finart 2019
Finart 2020
Finart 2021
Finart 2022
Finart 2023

O Finart surge como um festival internacional colaborativo que reúne artistas para compartilhar a produção de arte contemporânea com foco educativo em manifestações de arte e cultura como elementos de encontro e transformação.

Teve sua primeira edição em 2017 por iniciativa do atelier Pássaro de Papel com apoio da Pintar Materiais Artísticos. Foram  oitenta artistas participantes com curadoria de Fabiola Notari e Carola Trimano (Brasil) Carolina Oltra (Chile) Francesco Macchi e Giovanni Pirelli (Italia).
A inauguração da primeira mostra coletiva aconteceu dia 04 de outubro ( dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos artistas) no espaço expositivo na sede da Escola Panamericana de Arte e Design em Higienópolis, SP. As atividades paralelas com oficinas, rodas de conversa, feira de impressos e flashday de tatoo, realizadas pelos artistas participantes, aconteceram na sede da Pintar Materiais da Pompéia.

Na segunda edição, em 2018, o artista Sérgio Kal, diretor da  Sapien Design,  colaborou com a nova identidade visual do  Festival Internacional de Artes Gráficas transformando-o em  FINART: Festival Internacional de Artes acompanhando o movimento natural que expandiu-se  para além do universo das artes gráficas com muitos projetos inscritos de vídeo, fotografia, instalações, performances e intervenções de arte.

Inauguramos a mostra dia 04 de outubro desta vez no espaço expositivo da Faculdade Santa Marcelina de Artes Visuais em Perdizes que também ofereceu os ateliers e auditório para a programação cultural com oficinas de arte, rodas de conversa, sessão de cinema independente e lançamento de publicações em paralelo á exposição com mais de cem artistas nacionais e internacionais, além de uma seleção de estudantes e jovens artistas.

Contamos com curadorias internacionais de coletivos de arte contemporânea chilena como Grabadores del Bíobío e Arsfactus, Alex Chellew,  atelier Gate44 de Milão e uma seleção de artistas da OPR Gallery também de Milão. Houveram algumas feiras de impressos em outros espaços da cidade como  Lab Mundo Pensante no Bixiga e Galeria Cold na Bowlhouse de Pinheiros. Também somou-se aos colaboradores Jorge Pereira, editor chefe da Revista Philos, que realizou o catálogo do festival e editoriais sobre o evento. Em dezembro do mesmo ano, fizemos um recorte do segundo FINART na galeria Puerta Azul em Santiago do Chile a convite dos artistas Barbara Modinger, Carolina Oltra e Alex Chellew.

A terceira edição do festival, em 2019, novamente foi inaugurada com mostra de mais de cem artistas nacionais e internacionais na faculdade Santa Marcelina, tivemos uma participação especial de Paulo Caruso que tocou piano na abertura para logo autografar seu livro e cartazes com ilustradores e músicos brasileiros que estava lançando na ocasião. Também houveram oficinas, sessão de cinema independente com curadoria de Priscila Urpia, do Recife, e rodas de conversa com artistas convidados nos espaços da Faculdade.
Em 2020 e 2021/ quarta e quinta edição do FINART, durante a pandemia, todas as atividades foram virtuais, com lives, fotos, vídeos, mostras virtuais de projetos coletivos e exposições de obras de artistas nacionais e internacionais com rodas de conversas online para acompanhar nas redes.

Tivemos três residências de arte desde o início do festival com dez dias de duração para produção de obra e uma mostra como resultado.
A primeira foi em 2018 em Paraty, RJ com dez artistas, chamou-se Residência Atlântica e foi coordenada pelos artistas Angerami e Paulo Ribeiro com curadoria de Lola Fabres e Paulo Gallina, a mostra aconteceu na Galeria Aécio Sarti no centro histórico de Paraty;
a segunda foi em maio de 2019 em Los Vilos no Chile também com dez artistas, organizada pelo Arsfactus, coletivo de artistas chilenas com mostra no Bodegón Cultural de Los Vilos e a última foi em novembro de 2019 no atelier Gate44, atelier de artes gráficas coordenado pelo artista ítalo-americano Glen Lasio em Milão com apresentação dos trabalhos na OPR Gallery, galeria  de arte coordenada por Francesco Macchi, com participação de seis artistas brasileiros e chilenos.

Residência Atlântica em Paraty RJ Segundo FINART

Artistas participantes:

Marco Stelatto, Caligrapixo, Angerami, Amanda Argento, Paulo Ribeiro, Carola Trimano, Carolina Oltra, Lucas Fonseca, Julia Paranagua e Thiago Calle

Residência artística em Los Vilos no Chile organizada pelo coletivo Arsfactus

Com exposição no Bodegón Cultural de Los Vilos em maio/junho de 2019

Artistas chilenas participantes:

Denise Blanchard, Amelia Errázuriz, Maite Izquierdo, María José Mir, Carolina Oltra, Eliana Simonetti, Guadalupe Valdés, Angela Wilson, Cileni Pastene e Sol Germain 

Artistas brasileiras participantes:

Carola Trimano e Catharina Suleiman

Residência artística no atelier Gate44 e Castello Sannazzaro do artista ítalo-americano Glen Lasio em Milão e Giarole 

Com leitura de portifólio na OPR Gallery de Francesco Macchi em novembro de 2019 para o terceiro FINART

Artistas chilenas e brasileiros participantes:

Angela Wilson, Silene Pasten, Carolina Oltra, Angerami e Carola Trimano

2022

Após 2 anos com realização online, em 2022 o Finart volta a acontecer de 04 de outubro a 11 de novembro de 2022.